Formação é tema de encontro da Pastoral da Liturgia do São Judas

fev 5, 2013   //   por admin   //   Notícias  //  Nenhum comentário

Alicerçada na dinâmica “celebrar, formar e organizar”, a Pastoral da Liturgia da Paróquia Santuário de São Judas Tadeu, sob a coordenação de Daniela Maciel Cavina, se reuniu na última segunda-feira, 4 de fevereiro. O encontro, que marcou a retomada dos trabalhos do grupo em 2013, permitiu a apresentação da paroquiana Ana Kanda; voluntária responsável pela elaboração dos comentários e preces anunciados nas celebrações dominicais.

Formar
     Com base em texto do padre Jakson Ferreira de Alencar, ssp (Revista Vida Pastoral, nº 285, julho/agosto’12) a equipe falou sobre aspectos da caminhada pastoral, em especial a valorização do silêncio nas celebrações. “A comunicação sacramental e litúrgica nos move interiormente. Ela está intimamente ligada ao sentido de comunhão, partilha, participação”, escreveu o presbítero. Para as próximas reuniões está programado o estudo da Missa parte por parte. “É importante entendermos bem aquilo que estamos celebrando”, adiantou Daniela Cavina.

Organizar
    A Pastoral da Liturgia dedicou-se, ainda, a preparar a Missa dos Enfermos; celebração agendada para o dia 11 de fevereiro. Também esteve na pauta das discussões a organização da Quarta-feira de Cinzas (13/02) e da Caminhada Penitencial – Via Sacra (15/02). Nos próximos dias será apresentada a escala dos grupos envolvidos nesse “exercício quaresmal”.
   O próximo encontro da Pastoral da Liturgia está agendado para o dia 4 de março, oportunidade em que será definida a dinâmica das celebrações da Semana Santa.

17. 3215.9201 (Secretaria Paroquial)

Coordenadora / Pastoral da Liturgia
Daniela Maciel Cavina