Conselho Paroquial de Pastoral assume novas metas em primeira reunião de 2013

fev 4, 2013   //   por admin   //   Notícias  //  Nenhum comentário

Com meditação bíblica e oração inicial alicerçada nas propostas da Campanha da Fraternidade 2013, coordenadores de grupos, pastorais e movimentos da Paróquia São Judas Tadeu participaram da primeira reunião do Conselho Paroquial de Pastoral em 2013. O encontro aconteceu na sexta-feira, 1 de fevereiro.
  O pároco reitor do Santuário, padre Luiz Caputo, saudou as lideranças apresentando um breve relato acerca do trabalho realizado no Canadá durante o mês de janeiro. Além da divulgação das atividades do Serviço Social, o presbítero administrou sacramentos, visitou enfermos, reuniu-se com famílias e dirigiu um Retiro para mais de 50 pessoas.

“Ser Santuário é uma grande responsabilidade”
  Em sintonia com a vivência do Ano da Fé, o padre Luiz Caputo apresentou as motivações que levaram à ampliação dos horários de confissões e missas no Santuário. O presbítero destacou o pensamento do bispo de São José do Rio Preto, dom Tomé Ferreira da Silva, que pede que as Comunidades estejam “disponíveis” aos fiéis; oferecendo, também, horários mais flexíveis. Ainda nesse contexto, duas iniciativas serão efetivadas até o mês de março: contratação de nova assessora paroquial (possibilitando o atendimento ininterrupto na secretaria, estendido até a noite) e a reza diária do Terço da Misericórdia (a ser planejada em reunião com os grupos do segmento pastoral de Movimentos, em 26 de fevereiro).
    Dependendo apenas da publicação do decreto correspondente, o Santuário será uma das igrejas da Diocese a oferecer a Indulgência Plenária. Alguns aspectos precisam ser observados para o pleno aproveitamento da concessão. Esses serão divulgados em breve.

Campanha da Fraternidade
   O grupo “Jovens Fiéis aos Ensinamentos de Cristo” (JOFEC), assumirá a liturgia da Missa da Quarta-feira de Cinzas, dia 13 de fevereiro. O encontro, que acontecerá a partir das 20 h, no Santuário, marcará a abertura paroquial da Campanha da Fraternidade; que tem como tema “Fraternidade e Juventude” e lema “Eis-me aqui, envia-me” (Is 6,8). Antes, às 9 da manhã, a abertura diocesana do período reflexivo acontecerá na Catedral.
   Na reunião do CPP foi lançada a “Campanha das Acomodações”. A Comunidade do Santuário, atendendo ao apelo do Setor Juventude Diocesano, acolherá 100 jovens de diversas nacionalidades durante a “Semana Missionária”, programada para acontecer entre os dias 16 e 20 de julho de 2013. O período antecede a Jornada Mundial que será celebrada no Rio de Janeiro, de 23 a 28 de julho. Ademilde Silva, do Conselho de Pastoral, ajudará na sensibilização dos paroquianos.

Caminhada Quaresmal
   Na quinta-feira, 14 de fevereiro, às 6 da manhã, no Santuário, acontecerá o primeiro encontro para a reza do “Terço dos Homens”. A iniciativa, coordenada por Alduíno Fioravante, terá caráter penitencial e exaltará Nossa Senhora.
   Ainda durante a Quaresma, a realização da “Caminhada Penitencial” (Via Sacra) é outro momento bastante aguardado. Às sextas-feiras, a partir das 5h30, os fiéis se reunirão no Santuário e, pelas ruas do bairro, meditarão os temas propostos pela Campanha da Fraternidade.

AVISOS PAROQUIAIS
TEOLOGIA | A Comunidade do Santuário contará com três representantes no Curso de Teologia para Leigos. Daniela Cavina (3º ano) e Norma Soares (2º ano) seguirão com os estudos. Dulce Itoyama iniciará a formação em 2013.

FORMAÇÃO | Acontecerá na Paróquia Santa Edwiges (Vila Toninho), dia 7 de fevereiro, a partir das 8 da noite, encontro acerca da Campanha da Fraternidade. Lideranças representarão a Comunidade.

ENFERMOS| Em atenção ao Dia Mundial do Enfermo, 11 de fevereiro, será celebrada Missa no Santuário São Judas Tadeu. O encontro terá início às 18 h. Reunião, dia 6 de fevereiro, com Ministros da Eucaristia que visitam os doentes, definirá a dinâmica da celebração.

LANCHONETE | A Lanchonete do Santuário passará por reformulações; continuando a funcionar – apenas – nos dias 28 de cada mês (para a venda de pastel e pizza). O local, a partir das próximas semanas, ficará à disposição dos grupos, pastorais e movimentos do Santuário.

“CAMPANHA DE ORAÇÃO” | No próximo dia 28 de abril o padre Luiz Caputo completa 10 anos de exercício de seu Ministério Presbiteral no São Judas. Durante a reunião do CPP foi lançada a proposta para que, nos encontros dos grupos, sejam dedicadas orações pela santificação do pároco reitor do Santuário.

A reunião do Conselho Paroquial de Pastoral, primeira em 2013, foi encerrada com oração e confraternização das lideranças. Os padres Luiz Caputo e Marcos Chiquetto proferiram a bênção.

TEXTO | FOTOS