Balanço: 2018 e o “estilo sinodal” de trabalho do “Papa do diálogo”

dez 29, 2018   //   por admin   //   Notícias  //  Nenhum comentário

Papa Francisco durante o Sínodo dos Bispos dedicado aos jovens

Porto – Em 2018 foram vários os encontros, viagens, celebrações e pronunciamentos que marcaram a atividade do Papa Francisco. Destacamos aqui um desses momentos: no final do Sínodo dos Bispos de outubro no Vaticano sobre a temática da juventude, o Papa Francisco no Angelus afirmou que “o primeiro fruto desta Assembleia sinodal” era o “método” seguido durante os trabalhos. “Um estilo sinodal” – disse o Papa – que é “um modo de ser e de trabalhar em conjunto” na escuta e no discernimento “para atingir escolhas pastorais que respondam à realidade” – declarou o Papa.

D. António Augusto Azevedo, bispo auxiliar do Porto, na sua qualidade de Presidente da Comissão Episcopal para as Vocações e Ministérios, foi um dos representantes portugueses no Sínodo dos bispos e, em entrevista ao Vatican News, sublinhou a importância de dar continuidade ao “estilo sinodal”. Sobre o estilo sinodal referido pelo Santo Padre em final de Sínodo dos bispos, falou também à nossa reportagem o Provincial da Companhia de Jesus em Portugal. O padre José Frazão Correia afirmou que o caminho sinodal é “o caminho que a Igreja precisa de fazer” na prática.

Ainda sobre este assunto ouvimos o padre José Maria Pacheco Gonçalves, redator durante muitos anos da secção de língua portuguesa da Rádio Vaticano e um atento comentador da atualidade da Igreja. O padre José Maria afirmou que a “experiência sinodal em si já é uma experiência fecunda e transformadora”. O método utilizado em 2018 no Sínodo dos Bispos sobre os jovens passa a ser a referência para as próximas assembleias sinodais. Provavelmente, também para o trabalho pastoral nas dioceses e comunidades locais. O Papa propôs o estilo sinodal como “um modo de ser e de trabalhar em conjunto” para que se atinjam “escolhas pastorais que respondam à realidade”.

FONTE
Rui Saraiva